Como Ensinar o Canto

Ensinar ou Encartar o Canto

Podemos fazer o encarte no Coleiro de maneira simples, porém, há algumas restrições e você precisa saber primeiramente o que funciona e o que não funciona, este procedimento pode ser aplicado em qualquer tipo de ave, seja Canário, Coleiro, Curió, Trinca-ferro ou até mesmo em um Bicudo ou Azulão. O encartamento no Coleiro não é muito difícil, lembrando que vai ter Coleiros que vão aprender com facilidade e outros não. Em Coleiros já virados(pretos) a mudança de canto é quase impossível, porém há Coleiros que adaptam o seu canto com o passar do tempo, recomendo tentar apenas se seu Coleiro tem muitos cantos diferentes e você quer firmar um ou apenas melhorar o canto.

Para tudo dar certo precisamos saber o que não podemos fazer e o que podemos:

1- O que não devemos fazer:

- Não colocar enquanto o pássaro está calado, pois o pássaro aprende disputando.

- Não se deve colocar o som alto, isso inibe a ave e ela pode não cantar quando o som está alto e ter trauma, não cantando mais por um longo período.

- Não colocar o dia todo, isso é muito importante, colocar o dia todo vai fazer com que ele se acostume com este som constante, vai tirar seu sono e seu tempo de descanso, ela vai perder o apetite pela disputa, nem um torneio dura o dia todo.

- Não ter mais Coleiros em casa, você só precisa de um mestre, se tiver em casa um mestre Tui-Tui e um Grego, você terá problemas. Se você tem um CD e um grego, ele vai pegar o canto natural do Grego e não o canto do CD.

- Não colocar um próximo ao outro (no caso de um mestre), por mais que o aluno responda o aprendizado deve ser feito à distancia, um canto alto e próximo só vai inibir o pássaro com o tempo.

2- O que devemos fazer:

- Ter um Mestre. Você precisa de um Mestre (pássaro que tem o canto muito bom e de preferência curto) ele servirá para encartar seu Coleiro aluno, com um mestre as chances são altas, se não tiver um mestre compre um cd de qualidade ou faça download de cantos profissionais com som de cachoeira e intervalos aqui na nossa página.

- Precisamos deixar o pássaro em um lugar tranquilo, sem muito barulho e encapado. O pássaro dentro da capa se concentra apenas no canto e não tem a atenção desviada.

- Devemos respeitar o tempo de descanso do pássaro, por exemplo: deixar tocar 15 minutos e descansar 15 minutos ou deixar meia hora com som de cachoeira. Existe um programa para computador chamado Auto Canto, ele faz automaticamente este intervalo. Após fazer download de um canto clique aqui para baixar o Auto-Canto.

- O volume não pode ser alto, tenha em mente que o pássaro ouve três vezes mais do que nós, o som tem que estar bem baixo e longe, na natureza eles aprendem disputando ao longe, simule isso e terá sucesso.

- Horário. O horário é muito importante, quanto mais cedo melhor, se conseguir fazer com que ele comece a ouvir nas primeiras horas do dia, esta é a hora em que ele acorda e canta, o encarte é muito mais fácil. Tente sempre nesta parte da manhã deixando o resto do dia em silêncio. O Encarte vai ser um sucesso.

- Quando o pássaro é novo, ele começa a fazer alguns barulhinhos (churrilhar) isso é normal, continue com o encartamento até que ele comece a assoviar as notas. Assim que ele cantar bem você pode parar com o CD ou com o Mestre.

Caso consiga realizar o encarte, conte para nós! Sua história pode ser divulgada aqui no site e ajudará outras pessoas.

comentários

Siga no Facebook

×

Olá Criador! Seja bem vindo.

Sou o André do site OColeiro.com
Ajude a manter o site no ar, clicando no anuncio do Google abaixo:




Obrigado.

×