O Meu Coleiro dá Torneio?

Em primeiro lugar é necessário destacar que nem todo coleiro é de torneio.

Isso deve ficar claro desde o início. Os coleiros de torneio são pássaros de fibra (que não se intimidam com outros machos). Então, o primeiro passo para ter um coleiro de torneio é saber se ele é, de fato, um pássaro de torneio.

Para preparar o coleiro e testar se ele é realmente de torneio, nós vamos listar algumas das dicas dadas pelos passarinheiros que frequentam os torneios Brasil afora. Vale lembrar que as dicas são diferentes porque os pássaros de cada um são diferentes também.

- Há quem prepare o coleiro com uma parelha (outro coleiro “parceiro” que sempre cante disputando com ele). Estes criadores colocam o pássaro escutando um outro coleiro de longe, assim, ele vai se sentir confiante para soltar seu canto e demarcar seu território.

- Há quem não tenha um segundo coleiro para fazer a parelha. Nestes casos, os criadores acabam recorrendo mesmo ao CD. Coloque o CD para fazer a “parelha” com o coleiro, para que ele se acostume a cantar em desafio a um outro.

- Há quem prepare o coleirinho para os torneios com uma fêmea. Deixam o coleiro vendo a fêmea nos períodos anteriores ao torneio para que ele fique bastante agitado, cantando bastante. O risco que se corre é de que o coleiro fique “enfemeado”, ou seja, dependente de uma fêmea para cantar.

- Há criadores que rejeitam o uso de parelha, de CD ou de fêmea para incentivar o coleirinho. Há quem afirme que coleiro bom canta sozinho e não precisa de recursos para cantar. Porém o Fogo Selvagem, 1º colocado por muito tempo no Campeonato Brasileiro é enfêmado.

- Há quem coloque vários poleiros na gaiola de torneio, para “travar” a gaiola. Assim, o coleiro tem menos espaço para voar e fica mais concentrado em sua cantoria.

- É consenso entre os criadores que coleiros de fibra devem estar sempre sendo mudados de prego, para acostumarem-se a cantar no mais diversos locais. Um coleiro que fica sempre no mesmo prego fica assustado quando chega na roda ou em locais diferentes.

comentários

Curta nosso Facebook.

Olá Criador, o site OColeiro.com não tem fins lucrativos.
Ajude a manter o site no ar!

Clique no anúncio do Google abaixo:




Inscreva-se no Youtube!